Virtual Guia

Olá! Seja bem-vindo. Hoje é domingo, 19/11/2017 08:05:01.

Ainda não é usuário? Cadastre-se. É Grátis! | Efetuar login

Categorias

As Cidades

Sobre Itapeva

Itapeva

Lugar de passagem das expedições que demandavam o sul desde o começo do século XVII, Faxina teve como primeiro povoadores os criadores de gado que se instalaram na extensa região entre os rios Itararé e Paranapanema. Sob esse ritmo foi fundada a Vila de Itapeva, isto em 20 de Setembro de 1769, por Antonio Furquim Pedroso, no local onde existia uma aldeia de índios catequizados e servia de passagem obrigatória para os tropeiros.

Itapeva que em tupi-Guarani significa ’’Pedra Chata”, teve outros dois nomes: Itapeva da Faxina (até 1910) e Faxina (até 1938).

Saiba mais sobre Itapeva

Sobre Itararé

Itarare

Itararé, distante cerca de 3 km da divisa do Estado de São Paulo com o Paraná. Com 112 anos de emancipação político - administrativa, abriga uma população de aproximadamente 50.000 habitantes, segundo estimativa do IBGE. Tem na agricultura seu alicerce econômico, principalmente a cultura do feijão, milho e soja, além de contar com uma forte atividade pecuária. Tem ainda, a maior área de reflorestamento artificial do Brasil e está numa região cujo conjunto é a terceira maior área do mundo. Desmembrada da antiga Fazenda da Faxina, hoje Itapeva, Itararé teve momentos de importância na história paulista e brasileira: parada obrigatória dos tropeiros que vinham de Viamão no Rio Grande do Sul em direção à Sorocaba, fato que propiciou as condições para o nascimento da cidade; foi o maior entreposto madeireiro da América Latina nos anos 20 e 30 e ponto logístico fundamental nas Revoluções de 30 e 32. Também sempre tomou parte dos diversos ciclos da economia paulista, tais como o do algodão e do trigo e mais recentemente, o turismo, que desponta como uma nova opção, tendo na Gruta da Barreira um grande ponto de referência no Estado de São Paulo. A natureza pródiga com os recursos que dotou a região do Vale do Itararé, vem obtendo junto às agências de turismo ecológico da capital paulista uma demanda animadora para Itararé, fazendo com que o termo TURISMO ECOLÓGICO, ou ECOTURISMO, passe a participar do cotidiano de nossa gente trabalhadora, hospitaleira e acima de tudo consciente de que este patrimônio não é só nosso, mas parte integrante das futuras gerações.

Saiba mais sobre Itararé